A gigante chinesa da internet Baidu e a empresa de veículos autônomos Pony.ai receberam licenças para fornecer serviços de carona sem motorista ao público em estradas abertas em Pequim, segundo as duas empresas.

Até o momento, várias cidades na China permitiram que empresas de veículos autônomos testassem veículos autônomos sem um operador de segurança humano no banco do motorista, mas esta é a primeira vez que as empresas podem executar um serviço totalmente autônomo.

Dito isso, a licença exige que as empresas tenham um operador de segurança presente no banco do passageiro da frente, portanto, o regulamento não é tão maduro quanto, digamos, as licenças sem motorista da Califórnia, que não exigem humanos no veículo além do passageiro . Nem a Pony nem a Baidu cobrarão uma taxa por passeios sem motorista ainda, embora ambas as empresas estejam atualmente executando serviços comerciais com robotaxis com motorista em Yizhuang, Pequim, também conhecido como Área de Demonstração de Condução Automatizada de Alto Nível de Pequim (BJHAD), de acordo com um Baidu porta-voz. Este trecho de 60 quilômetros quadrados de Pequim, lar de cerca de 300.000 moradores, também é onde o serviço sem motorista da Baidu e da Pony funcionará. A notícia chega alguns dias depois que Pony obteve uma licença de táxi para operar e cobrar por carona autônoma em Guangzhou, que exige que um operador de segurança esteja no banco do motorista. A China é o lar de muitas empresas de AV que buscam comercialização, e fica claro pelos marcos da Baidu e da Pony que o país está avançando com a regulamentação para trazer a tecnologia autônoma ao mercado. As licenças emitidas pela sede da BJHAD permitem que o Baidu implante 10 veículos autônomos em Pequim, que se juntarão à frota Apollo Go existente do Baidu de cerca de 100 carros na capital a partir de quinta-feira. A empresa disse que planeja adicionar mais 30 veículos sem motorista “em um estágio posterior”. O serviço da Pony também começará na quinta-feira com quatro veículos autônomos, mas a empresa disse que espera expandir no futuro.

 

Fonte: https://techcrunch.com/2022/04/27/baidu-pony-ai-win-first-driverless-robotaxi-permits-in-china

Por: Rebecca Bellan@ rebeccabellan /23h21 GMT-4 • 27 de abril de 2022